CULTURA
A dança Makwayela
Conceito de Makwayela
A Makwayela é uma dança tradicional profundamente enraizada na região sul do país, em consequência da aproximação com a vizinha África do Sul, país apontada como a “progenitora” daquela disciplina artística.
A Makwayela é um modo expressivo que desempenhou um importante papel no universo da cultura do Sul de Moçambique. Inclui o canto, a dança, a literatura oral e o trajo elaborado. Trata-se de um modo desempenhado por grupos de homens e mulheres, que praticam entoando canção e dançada em qualquer altura do dia, a dança e executada nos casamentos, nos momentos de alegria, em qualquer momento do ano, no lobolo e outros dias festivos época .Normalmente os homens vestem calças, camisas e as mulheres vestidas de capulanas ou saias e blusas.
Não há instrumentos musicais a acompanhar a dança apenas salientar-se o uso de apitos em determinados momentos, esta dança não tem vindo a sofrer transformações a dança todo o individuo de ambos os sexos e idade sem traje unificada.
Os textos da Makwayela revelam um carácter socialmente integrativo, e estão cheios de pequenas parábolas e alegorias. Referem-se à família, à saúde e à doença, à religião, ao casamento, à guerra e à morte.
Origem da Makwayela
Sobre a origem do nome existem pelo menos duas versões: a primeira diz que a Makwayela resultou da corruptela da palavra inglesa choir (coro) cuja pronúncia é mais ou menos “Kway”. A outra diz que nasceu da “makwaya” quando se introduziu o coro e para distinguir as duas danças, optou-se por fazer um acréscimo, resultando daí a palavra Makwayela.
Sobre a origem da dança Makwayela nasceu na África do Sul, mais concretamente nas minas.
Diz que a dança teria sido criada por emigrantes nos finais de 1860 para “matarem” saudades das suas terras de origem, para esquecerem o sofrimento causado pelas longas jornadas nas minas da terra do Rand.
Makuayela em Moçambique
A Makwayela encontra-se espalhada pelos países onde há tradição de trabalho nas minas, nomeadamente Malawi, Lesotho e Suazilândia.
Importância da Makwayela
A Makwayela é uma dança tradicional que tem importância desde a muito tempo, mas foi mais conhecida quando Moçambique tornou-se independente, e também faz parte da independência de nacional e desempenha um grande papel em Moçambique na medida em que identifica todos os moçambicanos “identidade cultural” (apesar de ser mais falada na zona sul do pais). A par dos rituais sagrados, a dança é um traço cultural omnipresente no “modus vivendi” da sociedade moçambicana.
Ensaio de dança Makwayela em Majajane (2021)